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COMPONENTES
Os componentes
do cartucho
Um cartucho é um conjunto de processos de produção delicados e complicados.
Um cartucho é muito mais do que um objecto cilíndrico que colocamos na espingarda. Um cartucho é um conjunto de processos de produção delicados e complicados. Só com a qualidade e bom desempenho de cada um deles separadamente, juntamente com a combinação certa de carga e dosagem, podemos obter o cartucho perfeito para que, quando apontamos e disparamos, tenhamos a certeza absoluta de que o tiro será disparado com precisão.
Como em qualquer receita, tudo começa com os ingredientes, por isso o segredo para fazer bons cartuchos reside na utilização de bons componentes. Estes componentes são: Piston-Case-Powder-Powder-Pellet.
Se há algo em que a Nobel Sport España é privilegiada, é em ter os melhores componentes no mercado, pois pertence ao maior grupo europeu de fabricantes de cartuchos e componentes. As várias plantas do grupo em França e Itália fabricam pó, cartuchos, cartuchos e pistões. Portanto, a qualidade, homogeneidade e continuidade dos componentes é sempre assegurada.
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O Pó
É o núcleo de um cartucho, metálico ou semi-metálico. A sua escolha e dosagem correctas definem o comportamento das munições.
A pólvora utilizada para carregar cartuchos é do chamado tipo sem fumo e não explosivo, o que envolve muito pouco risco para os utilizadores.
Existem vários tipos e grandes diferenças entre o pó utilizado para carregar ou recarregar, pelo que se deve ter em conta que não são todos iguais e não são adequados para tudo.
Alguns são mais vivos ou mais lentos, dependendo das necessidades e do desempenho exigido do cartucho: não é a mesma coisa carregar um cartucho de 24 gramas como um cartucho semi-magnum de 40 gramas.
Actualmente, dada a actual oferta e variedade, limitar a utilização de uma ou duas variedades de pó para toda a gama de cartuchos implica que os componentes óptimos não estão a ser utilizados, mas sim a seguir uma estratégia de custos. O produto funcionará, mas não funcionará correctamente.
ATÉ 14 TIPOS DIFERENTES
A pólvora é um elemento vivo e, portanto, variável em diferentes circunstâncias ambientais.
É necessário monitorizar a forma como um cartucho é armazenado se quisermos que ele responda como o fabricante afirma que o fará. A Nobel Sport España utiliza uma grande variedade de pistoleiros na produção de munições tanto privadas como de marca própria e utiliza actualmente até 14 tipos diferentes, dependendo da gama e tipo de cartucho, em função do seu peso e do desempenho desejado.
VECTAN, RECONHECIDO PELA SUA QUALIDADES
A superfície do grão em pó determina a sua vivacidade e utilização final, e é modulada através da incorporação de sais para alcançar maior ou menor porosidade, uma qualidade que determina a sua vivacidade. Nobel Sport diferencia os seus diferentes pós pela sua cor, forma e densidade para facilitar a carga industrial e evitar erros do operador.
O processo final de ‘grafitação’ aumenta a fluidez do pó e facilita a dosagem nos alimentadores das máquinas de carregamento.
UMA QUESTÃO DE VELOCIDADE
A pólvora utilizada para carregar cartuchos de caça na Europa é geralmente de base única, ao contrário da utilizada nos Estados Unidos, que é de base dupla. Esta diferença é explicada pelos processos de produção.
Esta diferença pode ser explicada pelos processos de produção que existiam em ambos os lados do Atlântico e que criaram um hábito cultural entre atiradores e caçadores. Os primeiros não deixam resíduos ao longo do barril. Os caçadores europeus – e atiradores – não gostam de ver resíduos que sujam a sua espingarda, algo que deixa o americano indiferente, que está habituado a limpar a espingarda cada vez que a usa.
SEM PISTÃO, SEM CAÇA
O pistão
O fabrico da pasta utilizada para obter o explosivo que é introduzido na cápsula de primário de um cartucho – o próprio pistão – é altamente sensível e extremamente perigoso.
Deve-se ter em conta que o pistão e o pó são os dois agentes com matéria explosiva num cartucho e, portanto, os elementos com maior risco no seu tratamento e manuseamento.
O pistão ou primário é o primeiro elemento necessário para produzir o disparo: é de importância vital uma vez que, depois de pressionado o pino de disparo, o cartucho é acendido, o que por sua vez leva ao lançamento dos projécteis, seja sob a forma de balas ou de pellets. Daí a sua delicadeza e importância.
Um pistão é composto por cinco elementos:
– Três elementos metálicos: recipiente explosivo, cápsula de pistão e bigorna.
– Um elemento de papel: o disco.
– O elemento explosivo, neste caso, a pasta primer.
Um elemento tão delicado exige um controlo de qualidade exaustivo (em conformidade com a CIP e a Norma Militar 105 D) para assegurar o seu correcto funcionamento, que consiste em submeter os pistões à queda de um peso de 56 gramas, com uma ponta de 2 mm de diâmetro, para que o pistão inicie 100% se a altura for de 178 milímetros e nunca dispare se a queda for de 38 milímetros.
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A BAINHA PROTECTORA
A Bainha
A sua função é proteger o pellet e o pó, e três elementos são necessários para o seu fabrico:
– Um tubo, geralmente de plástico.
– Uma ponta de metal, que determina a categoria ou o tipo de cartucho.
– A tampa interior, que ajuda a assegurar uma crimpagem perfeita entre o tubo de plástico e o rabo de metal.
O engaste destes três elementos é efectuado por pressão, de modo que, para separar a caixa do cartucho da manga metálica, é necessário exercer uma força de mais de 100 quilos sobre o tubo de plástico. A perfeita uniformidade só é garantida com a tecnologia de ponta que permite a produção de milhares de milhões destes elementos.
É TUDO UMA QUESTÃO DE COR
Dentro do fabrico das diferentes cores de caixas de cartucho disponíveis, podemos dizer que as mais fáceis de obter são o vermelho e o preto e as mais difíceis são o ouro e o cinzento prateado. Contudo, a escolha da cor da caixa de cartuchos para diferentes cartuchos está relacionada com aspectos estéticos, tendências ou convenções estabelecidas.
Nos cartuchos de tiro, as cores brilhantes e brilhantes como o laranja ou o azul abundam; na caça, vermelho e verde e, por acordo entre fabricantes, os cartuchos de calibre 20 são normalmente carregados em caixas de cartuchos amarelas.
É comum que os cartuchos topo de gama utilizem caixas de cores nobres, tais como preto, dourado, verde escuro ou vermelho, combinadas, na maior parte das vezes, com um topo de metal, geralmente dourado, o que não só dá uma aparência mais estética, mas também um aspecto mais robusto ao conjunto: não só é necessário ser, mas também aparecer.
Portanto, e sem generalizar, se encontrar algum destes símbolos entre os seus cartuchos J&G-Excopesa, está certamente a utilizar o melhor.
35 MILHÕES DE CARTUCHOS POR DIA
Primeiro, o plástico é derretido numa fornalha. Assume a forma de invólucro de plástico e é arrefecido antes de ser armazenado em grandes bobinas. É então cortado ao tamanho desejado.
Uma prensa especial molda os traseiros dos cartuchos. Todos os elementos estão agora no lugar.
No último passo, a caixa do cartucho é engatada até ao rabo e o pistão é inserido.
EL RESPONSABLE DE UN ADECUADO PLOMEO
El Taco
A deixa é o componente esquecido do cartucho, quando a sua função é fundamental para alcançar a regularidade balística em pressões e velocidades.
De facto, a qualidade de uma munição depende em grande medida da qualidade da sua deixa: quanto melhor a deixa, melhor o desempenho e maior a garantia de um funcionamento óptimo das munições. Em termos gerais, é a parte do cartucho que separa o pó do grânulo. É geralmente feito de plástico e incorpora barbatanas que protegem os pellets impedindo-os de esfregar contra o barril. Em primeiro lugar, impede que o cano sopre: as pastilhas, quando saem muito quentes e encontram o estrangulamento, tendem a libertar pequenas partículas, resíduos de chumbo que, a longo prazo, ficam presos no focinho da espingarda. Se não forem devidamente limpos, os tiros subsequentes serão deformados.
Uma segunda tarefa é aproveitar ao máximo os gases produzidos pela combustão da pólvora, pelo que a sua parte posterior, que está em contacto com a pólvora, deve ser ligeiramente maior em diâmetro. Além disso, se tiver uma boa capacidade de amortecimento, tornará o tiro mais suave. As suas barbatanas também têm uma função: quando o maço deixa o barril, abrem-se para o fazer cair o mais depressa possível e impedir que distorça o cone de tiro dos pellets. Embora isto esteja agora muito estandardizado, continuamos a ver maços defeituosos ou maços em que nenhuma das barbatanas se abre, o que significa que o maço acompanha as pastilhas durante demasiado tempo e pode causar buracos na tacada.
Em alguns casos, o cartucho está equipado com um bloco de gordura completamente biodegradável com uma tampa de cartão que garante a estanqueidade necessária ao gás e é especialmente concebido para produzir o menor impacto ambiental, tendo em conta as restrições ecológicas de certos países.
A degradação consiste numa perda progressiva das propriedades químicas e físico-mecânicas da cadeia macromolecular que constitui o polímero. Este processo de fotodegradabilidade leva cerca de dois anos, dependendo do grau de exposição aos raios solares – tempo e intensidade – e da própria estrutura do maço – espessura.
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O ELEMENTO PRINCIPAL
Os pellets
As pastilhas são uma das pequenas bolas de chumbo contidas num cartucho e o elemento principal do cartucho.
De acordo com as antigas regras inglesas, são maiores quando o seu número é menor, e vice-versa: um calibre 9 tem 2 mm de diâmetro em comparação com 2,75 mm para um calibre 6. Os países da Europa Central, especialmente a Alemanha, Áustria e Suíça, utilizam o diâmetro em milímetros para a sua identificação. Isto faz sentido para identificar claramente o tamanho do pellet e para unificar critérios, uma vez que, por exemplo, o número 8 em Itália mede 2,30 milímetros, em Espanha 2,25 e na Grã-Bretanha 2,20.
No que diz respeito à dureza, deve ser utilizado um pellet macio para a caça, com um máximo de 1,5% de antimónio na sua composição; para o abate de pombos de barro, o mais duro possível, com um mínimo de 2,5% e um máximo de 5%. As pelotas finas, 9a ou 10a, perderão muita velocidade assim que deixarem o barril, pois a gravidade específica de cada pellet é muito pequena e a velocidade tende a diminuir rapidamente.